FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO


As funções biológicas historicamente adquirem uma nova forma de existência, elas são incorporadas na história humana e as transformações que ocorrem no plano da história pessoal, sem deixar de ser singular, fazem parte do plano da história humana.

De acordo com a afirmativa acima você pode constatar que o ser humano:

I) É um ser histórico que se constrói por meio de suas relações com o mundo natural e social.

II) Realiza, pelo trabalho de transformação da natureza, um processo privilegiado em que se estabelecem relações homem/mundo, subordinando-o à sua vontade e ao pensamento conceitual.

III) Necessita apenas das interações sociais para seu desenvolvimento.

IV) Precisa suprir suas necessidades físicas, biológicas, culturais e sociais, desenvolvendo-se, assim, como ser humano e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento da sociedade como um todo.

V) Cria os símbolos que são frutos da constante intenção do ser humano em olhar para o mundo sem a necessidade de atribuir significados a ele.

Estão CORRETAS as assertivas:


I, e II, apenas


I, II e IV, apenas


II, III e V, apenas


I, III, IV e V, apenas


I, II, III e IV, apenas

Sobre a educação, seus objetivos e o papel da escola, no que dispõe os quatro pilares da educação, escreva V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

I. A escola, por meio da educação, deve priorizar, exclusivamente, a transmissão de saberes e conhecimentos com vistas à formação profissional do sujeito;

II. A escola, por meio da educação, deve desenvolver nos indivíduos as habilidades e competências necessárias para conviver num mundo em constantes mudanças;

III. A escola, por meio da educação, deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F, V e V


V, V e F


V, F e V


V, F e F


F, F e V

Segundo Laraia (2004), o primeiro escritor a definir o conceito de cultura foi Edward Tylor em 1871. Na verdade, ele sintetizou ideias sobre o tema que já existiam, pelo menos, desde Locke (1632 - 1704). Desta forma,Tylor definiu o termo da seguinte forma:

 

Culture, que “tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

 

Nesse sentido, Cleford Geertz afirma que um ser humano é tanto um produto como um produtor da cultura.  

 

 O conceito de Cultura, apresentado acima, traz a noção de:

 


Aprendizado em concordância à ideia de aquisição inata.


Resultado da ação do homem como ser sobrenatural.


Fruto da ação mecânica da natureza sobre uma humanidade receptiva.


Formação humana a partir do meio natural e do meio cultural em que o humano é socializado.


Aquisição inata.

Você teve a oportunidade de estudar as diferentes concepções sobre como o homem aprende e se desenvolve intelectualmente. Alguns professores acreditam no ditado popular: “uma batata podre no meio de um saco de batatas sãs apodrece as outras batatas”. 

 

A esse respeito podemos afirmar que:

 

01. Para explicar o processo de desenvolvimento humano, a concepção ambientalista ou comportamentalista atribui imenso poder aos componentes herdados.

02. O modo de pensar desses professores que acreditam nesse dito popular, demonstra que eles acreditam numa concepção ambientalista do desenvolvimento humano.

04. Numa concepção ambientalista o papel do ambiente é secundário em relação à maturação biológica do ser humano.

08. A aprendizagem, na visão ambientalista, pode ser entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência.

16. Precursores de uma concepção ambientalista concebem o ser humano como um ser imutável.

 

Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas.


17


10


20


13


07

Você estudou a relação existente entre visão de mundo, paradigmas e concepções de educação, e percebeu que, ao logo do tempo histórico da humanidade, aconteceu uma mudança de paradigma. Mostre o que você entendeu desse estudo, estabelecendo relações entre as afirmativas abaixo.

Para isso, correlacione as afirmativas 1, 2 e 3 com assertivas que seguem, posteriormente.

(1) Nas comunidades primitivas, a família é a base da organização social; todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores.

(2) Na antigüidade clássica, o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica.

(3) Na sociedade moderna, a visão de mundo é marcada pela ênfase no indivíduo; o homem é visto como capaz de moldar o mundo à sua maneira, por meio das ciências e das suas habilidades para exercer o poder.

(  ) A educação é exclusivamente informal, não existem escolas e  a tarefa educativa é realizada pela família.

(  ) A educação envolve-se no mundo do trabalho e passa a oferecer um ensino profissionalizante para atender os interesses das classes dominantes.

(   ) A educação é voltada para o ensino de uma linguagem culta e só os aristocratas podem estudar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  


3 – 2 – 1


2 – 1 – 3


1 – 2 – 3


1 – 3 – 2


2 – 3 – 1

Leia atentamente a citação da autora Bock:

As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho, e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pele consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. E com isso, queremos dizer que o homem é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado. (BOCK, 2000, p.177).             

Considerando a citação e os seus estudos, leia as afirmativas a seguir e marque apenas aquela que não está de acordo com o conteúdo estudado sobre a natureza humana.


O ser humano não nasce pronto pela natureza, é capaz de se construir e se reconstruir por meio dela. 


O ser humano, com ousadia, inventa, planeja, modifica e se interage com o meio ambiente, tornando-se um elo de sua própria existência e de sua história.


O ser humano é capaz de romper com o passado, modificar o presente e prever o futuro.


O ser humano, por meio dos instrumentos e do trabalho, é capaz de se transformar e produzir cultura, deixando sua marca no mundo.


Os seres humanos apresentam mesmos padrões de comportamentos, vividos e perpetuados pelos seus ancestrais.

No estudo referente ao capítulo “Visão de mundo, paradigmas educacionais e concepções de educação” enfatizou-se como a maneira de ver o mundo e de se relacionar com ele sofre transformações ao longo do tempo.

Considerando este estudo podemos afirmar que:

I - Nas comunidades primitivas a família é a base da organização social, e todos os indivíduos compartilham da mesma visão de mundo e dos mesmos valores. 

II - Na antiguidade clássica o trabalho manual era realizado somente pelos escravos, enquanto os jovens, gregos aristocratas se ocupavam de atividades como a música, a arte e a retórica. 

III - A modernidade é marcada pela ênfase no indivíduo, o homem é visto como capaz de moldar o mundo a sua maneira exercendo poder.

IV - Nas comunidades medievais o método escolar era voltado para a formação aprimorada das mulheres da elite.  

As afirmativas corretas estão contidas apenas em: 


II, III e IV


I, II e III    


I, III e IV


I, II e IV


II e III

No texto “O paradigma educacional emergente”, Maria Cândida de Moraes afirma que educar para a cidadania global é ensinar a viver na mudança e não querer controlá-las. Ou seja, que é necessário compreender a necessidade da transformação, de modo a não querer obter o controle sobre ela.

Com base nesta afirmação, podemos inferir que a expressão que melhor representa a emergência do paradigma educacional neste início de século XXI é:

I) Aprendizado autônomo pressupõe flexibilização e compromisso.

II) No campo educacional busca-se contemplar um novo referencial teórico tendo em vista o surgimento de novos problemas sócio-culturais.

III) A formação de cidadãos planetários supõe o desenvolvimento da solidariedade, da partilha e de relações éticas.

IV) Autonomia, cooperação e criticidade são fundamentais num mundo em permanente mudança.

V) A mudança de paradigma só é percebida nos grandes laboratórios científicos e na vida política da sociedade.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:


I, III e IV, apenas


II, III, IV e V, apenas


II, III, e V, apenas     


I, II, III e IV, apenas


I, III, IV e V, apenas

O ser humano é sujeito donconhecimento, uma vez que dele é o criador, mas, é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação.

Tendo em vista o texto, analise as assertivas que seguem:

 

I) O ato de conhecer é um processo que envolve sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos.

II) O conhecimento da realidade pode se fazer de diferentes maneiras, como pelos sentidos e pelo raciocínio.

III) O conhecimento comum aos seres humanos e aos animais é aquele que tem sua origem nas experiências sensitivas e fisiológicas.

IV) O conhecimento lógico é aquele que constitui a base do saber humano, e já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência.

V) O conhecimento lógico ou intellectual é aquele que permite ao ser humano ultrapassar os dados captados pelos sentidos, criando a imagem mental do objeto pensado.

 

São corretas as afirmações:


II, IV e V, apenas


I, II, III e V, apenas


II, III e IV, apenas


I, II e V, apenas


I, II e III, apenas

Ter espírito científico é estar exercendo esta constante crítica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipóteses e teorias e expondo-as à critica intersubjetiva. O oposto ao espírito científico é o dogmático, que impede a crítica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreensão da realidade. O conhecimento científico é, pois, o que é construído através de procedimentos que denotem atitude científica e que, por proporcionar condições de experimentação de suas hipóteses de forma sistemática, controlada e objetiva.

Com base no texto, analise as assertivas:

O que distingue o conhecimento científico dos demais é a forma especial adotada para investigar os problemas, podendo, por isso, ter ou não um mesmo objeto.

Porque

O que distingue o conhecimento científico dos outros, principalmente do senso comum, é o assunto, o tema ou o problema.

Agora, assinale a alternativa correta:


As duas assertivas são corretas e a segunda não é justificativa da primeira.


As duas assertivas estão incorretas.


A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.


As duas assertivas são corretas e a segunda é justificativa da primeira.


A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.

Páginas: 12345678910